quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Concurso de Mesas de Natal 2010

O concurso de Mesas de Natal 2010 decorreu na Escola Secundária de Haute Vallée, em Jersey, no dia 13 de Dezembro.
Teve como objectivos:
- promover o convívio e a partilha entre todos os membros da comunidade educativa;
- promover hábitos de cooperação e de intervenção na comunidade;
- comemorar a época natalícia, preservando as suas tradições; 
A actividade foi planeada pela professora e alunos, do 9º e 10º ano, das aulas de Língua e Cultura Portuguesa (LCP).
Ainda o espírito natalício não havia chegado à ilha, já os alunos se debatiam sobre receitas, pratos típicos, decorações, convites, júri, prémios,...
O entusiasmo dos alunos, a incansável colaboração dos encarregados de educação e a amabilidade dos membros da comunidade educativa da Escola de Haute Vallée permitiram que a actividade fosse um verdadeiro sucesso.
No dia da festa, a correria começou às 15h10m, entre a sala C15 e a sala dos cursos de cozinha, que nos foi cedida para aquecermos os belíssimos pratos de bacalhau trazidos pelos alunos e encarregados de educação e a canja de galinha - indispensável no Natal Madeirense. Enquanto as iguarias quentes ganhavam cor e sabor nos fornos, os bolos e doces frios encontravam lugar nas mesas, ruidosamente arrastadas e colocadas em posição de concurso!
A sala C15 ganhou novas formas. Tomara os alunos (e a professora!) que fosse sempre assim. Foi ornamentada e arranjada para receber o digníssimo júri do Concurso de Mesas de Natal: a Mrs. Moodie (EAL Head Teacher) e o Mr. Fairhurst (Grainville Head Teacher), convidados para entrar na sala pelas 16h00m, para avaliarem as mesas, tendo em conta: a decoração, a variedade e a qualidade da comida apresentadas.
Todos enchemos a barriguinha e votámos na nossa mesa preferida, mas foi o júri quem deu a palavra final. Enquanto o júri deliberou, também se venderam pastéis de nata para angariar mais dinheirinho para os vouchers do prémio final.
Com as contribuições dos alunos e os lucros das vendas de pastéis, o prémio ascendeu às £40.
O Director da Escola de Haute Vallée mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa. Afirmou já conhecer Portugal Continental e a Madeira, mas confessou ter ficado cheio de vontade de voltar, pois já se tinha esquecido de quão rica e saborosa é a nossa gastronomia.
Foi mesmo uma tarde natalícia em cheio!

1 comentário: